quarta-feira, 3 de junho de 2009

A INSTITUIÇÃO

A CRIAÇÃO DA ESCOLA


Considerando o número de crianças e adolescentes com necessidades especiais no município, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, entidade legalmente criada, teve a iniciativa de criar a Escola Especial, no dia 21/06/94, instituída neste ato a criação da Escola Especial Renascer, que deu início as atividades no dia 18/04/95, nas instalações provisórias em uma sala cedida na escola estadual de 1º Grau Norberto Schwantes, onde deu atendimento até o ano seguinte 1996, depois funcionou em um espaço cedido pela prefeitura até 1999, em seguida passou a funcionar em sua nova instalação situada no Quarteirão central, Quadra 05, n°54.
As razões que levaram o grupo da APAE tomar a iniciativa e procurar recursos didáticos pedagógicos para este atendimento específico têm o objetivo em dar para uma clientela que não encontrava espaço na rede de ensino regular, para atender a demanda com atividades voltadas para as deficiências físicas, mentais ou déficit cognitivo, que pudesse atender todos em atraso, quanto a idade cronológica, com atraso cognitivo, e buscar sua efetiva integração em sociedade, condições adequadas na orientação à família para os alunos que não revelam capacidade de inserção no trabalho competitivo.
Em função da clientela atendida dentro dos objetivos propostos aos educandos de necessidades especiais, caracteriza o atendimento especializado nos princípios pedagógicos que garantem a educação infantil, a escola tem início de ingresso por matrícula, a partir da faixa etária de 0 meses de idade a partir do diagnóstico e orientação de médicos, técnicos e recursos educativos em função da anormalidade ou deficiências temporárias ou permanentes em membros, órgãos ou outra estrutura do corpo e principalmente é o mental e intelectual.
Entendemos que a educação é um direito fundamental de todos, que se faz necessário torna-la mais adequada e flexível à aprendizagem recomendada por suas características diferentes, assegurando acesso igualitário aos benefícios dos programas pedagógicos desenvolvidos pela unidade escolar.

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